Programação em obras

Festival Pedras’ 24 – O Infinito Amando Semear
De 1 a 7 de Julho
Vem aí o festival Pedras’24 – O Infinito Amando Semear! Cada temporada vamos trazendo sonhos para o festival pedras que este ano vai acontecer de 1 a 7 de julho. Apresentamos a programação “em obras” porque se foi tornando inconcebível pré-desenhar, controlar tudo, saber quando e onde o que tem desejo de se ir dando ao aparecer.
A temporada é longa, vai-se pingando logo em outubro, a partir de janeiro leva uma outra onda de intensidade e, quando chega abril não há nada que não esteja perfumado das práticas com pessoas e lugares.
No Festival Pedras’24 – O Infinito Amando Semear passearemos entre a Horta do Sr. Manel na Ajuda, o rio Tejo, o Vale Fundão, a Quinta das Flores, o Forte da Santa Apolónia, o Beco dos Toucinheiros, a Vila Dias, a Vila Amélia Gomes, a Travessa da Amorosa, o Palácio Pancas Palha, o Beco da Horta das Canas, o centro de Carnide e a Graça, onde se desdobrarão performances artísticas, encontros, lanches e piqueniques, micro-bailes e bailões, caminhadas e poisios, estares para nada e conversas.

Qualquer duvida contactem: 91 9708336 e pode-se sempre confirmar toda a programação atualizada em tempo real aqui.


Segunda-feira dia 1 de julho

– 7h30 – Encontro no Campo das Cebolas: – “Em honra da Árvore” um convite de Marina Palácio (limpeza poética) – Leitura conversada do livro “Tratado do Silêncio” de Marina Palácio

Nota. – Trazer uma vassoura. – Trazer um pano ou uma esteira (Criar um Chão)

– 9h45 – “Janela de Criação”, um convite de Christina Elias (no Chafariz del Rei)

– 10h – Caminhada rumo ao Forte de Santa Apolónia

– 10h45 – “Tratado do Silêncio” de Marina Palácio com “Mulher-Pensamento Aquela que escuta”, dança de Camila Soares

– 12h – “Dança da mulher sem pernas” de Coline Gras

– 12h30 – Pausa e almoço

– 14h30 – Masterclass e Concerto de HEDERA 4tet, quarteto de violinos composto por Carlos “Zíngaro”, Bernardo Aguiar, David Magalhães Alves, Francisco Lima da Silva, e ainda com a participação de Catarina Marques Lima (atriz) e de Maria Belo Costa (performer), a terem lugar no Átrio do Palácio Pancas Palha – Companhia Olga Roriz e NB Academia (Travessa Recolhimento Lázaro Leitão, nº 1)

– 17h – Dança de Sofia Ó e “Mulher-Pensamento Aquela que faz desacontecer” dança de Camila Soares (Forte de Santa Apolónia)

– 17h30 – Conversa-piquenique com Maria Galindo em torno da Habitação-Ocupação do espaço público e a experiência do fazer artístico (Forte de Santa Apolónia)

– 18h40 – Subida para o Sítio (Parada Alto de São João, 17-A, Porta E)

– 19h – Visionamento do filme de Maria Galindo seguido de conversa-discussão com a presença da Maria


Terça-feira dia 2 de julho

– 16h30 – Ponto de encontro no Café da Aurora (Beco dos Toucinheiros) – Localização

– 17h15- Atravessamos a linha do comboio e subimos pela azinhaga

– 17h30 – EU VOU da Luz da Camara nas escadinhas Vila Amélia Gomes – Localização

– 18h00 da tarde – “Cócegas” dança de Isadora Dantas na Vila Dias (Rua das Parabólicas) – Localização

– 18h45 – Dança-instalação da Patrícia Barata na Vila Dias (esquina da casa da Dona Silvia, perpendicular à Rua das Parabólicas) – Localização

– 19h30 – Voltamos ao café da Aurora para conversar e rir (Beco dos Toucinheiros) – Localização

Quarta-feira dia 3 de julho

– 10h – Encontro no Quintal do Zé (Rua Dom João de Castro em frente ao número 53)

– Das 10h15 às 14h30 – Caminhada rumo a horta do Sr. Manel. Estar demorado com a horta do Senhor Manel: – Passeio pelas hortas. – Dança do AKA na horta do senhor Manel. – Almoço piquenique. – Criar Chão e Criar Sombra (trazer panos, esteiras, sombrinhas…).

– Das 14h30 às 15h30 – Rota (caminhada e poisio) rumo ao Rio Tejo

Quinta-feira dia 4 de julho

– 14h – Encontro entre as pessoas da Mouraria e as de Marvila no Jardim do Centro de Dia e Residência Quinta das Flores com cantorias e outras brincadeiras na companhia de pandeiretas e tambores e muita alegria (Rua Pedro Azevedo)

– 15h45 – Pequena caminhada pelo Vale Fundão

– 16h – Aparição de “EU VOU” de Luz da Camara na árvore frente ao pastor Idálio

– 16h30 – Performance “EU VOU” de Luz da Camara com Fernando Ramalho e Aifos Oxiab no monte junto ao rancho folclórico de Cinfães e do “Grande Expectativa”, cabeleireiro da Adélia

– 18h – Conversa “O que é a casa?”, CRIAR CORPO CRIAR CIDADE em parceria com Entre-cidades, um convite de Ana Estevens (Miradouro da Rua da Margem)

– 19h – Micro-bailão com “A Salto À Rua” na Vila Dias (Rua das Parabólicas)

Ao longo do dia: APARIÇÕES de Patrícia Barata e Fausto Matias com “Movimento poético”.

Sexta-feira dia 5 de julho

– 15h30 – Conversa TRANSPENSAR convite de Álvaro Fonseca com André Fausto e Rita Wengorovius da Casa-Árvore (arte comunitária e ecologia) em Xabregas (esquina entre a Afonso III e a estrada de Chelas)

– 17h – Descida pela Travessa da Amorosa com indícios do solo “in.do – histórias com o céu às costas” de Clara Bevilaqua que termina com roda de samba com o Coletivo GIRA no Café Tentações de Canela, do Fernando e de Regina Martins (Largo Marquês de Nisa)

Ao longo do dia: APARIÇÕES de Patrícia Barata e Fausto Matias com “Movimento poético”.

Sábado dia 6 de julho

– Das 15h30 às 20h30 – Rota – caminhada e poisio com escrita: – saída às 15h30 do c.e.m (Rua dos Fanqueiros, 150) com os seguintes poisios: Campo das Cebolas, Chafariz de Dentro, Rua dos Remédios, Feira da Ladra, Forte de Santa Apolónia, Travessa da Amorosa, desce para Rua de Xabregas, Beco dos Toucinheiros. / Às 17h – Convite “SinkairosCidades”: um convite a poisar a caneta no papel e deixar a escrita aparecer. uma palavra, 3 linhas, um rio de pensamentos. à porta do café, na paragem do autocarro, no banco do jardim, enroscada no sofá, à beira do rio, debaixo da ponte, encostada a uma árvore, no escuro, ao sol, à lua…

– 20h30 – Concerto Tacet Duo na frente do Café da Aurora (Beco dos Toucinheiros)

Ao longo do dia: APARIÇÕES de Patrícia Barata e Fausto Matias com “Movimento poético”.

Domingo dia 7 de julho

– 15h – Ante-estreia “Qual é o código?” com a Companhia Dançando com a Diferença no Lua Cheia – teatro para todos/Casa do Coreto em Carnide (Entrada livre mediante reserva para 91 9708336, sujeito a lotação da sala)

“Qual é o código”? é uma criação com coreografia de Sofia Neuparth, música de Bruno de Azevedo, lado a lado de Margarida Agostinho e Pedro Domingos e co-criação de Milton Branco, Mariana Domingos Tembe, Teresa Costa, Diogo Peres, Ismael Santos, Maria João Pereira, Bernado Graça e João Azevedo, e com o Nuno Simões como contra-regra

– 16h – Lanche na praça do Coreto com micro-bailão com “A Salto à Rua”

– 19h30 – BAILÃO com CHALO CORREIA e festa e petiscos no Clube Desportivo da Graça (Rua da Senhora da Glória, 16 – 18)